Você é patriota?

Tem uma história que sempre conto da época em que eu estava na universidade cursando geografia. Era a disciplina de Geografia Regional do Mundo, cujo nome da querida professora não recordo. Nessa cadeira estudávamos os Processos de regionalização do mundo, a ordem econômica mundial, globalização, fragmentação e reorganização do território. Eu adorava estudar isso, era muita leitura e discussões acaloradas, onde por pouco cadeiras não voavam pela sala, com uma professora de pulso fraco e sem muita convicção dos seus pontos de vista. Pois bem numa dessas aulas sem programa alguém teve a infelicidade de tocar no assunto Patriotismo, e minha amada professora no meio de seu discurso solta “PATRIOTISMO É VOCÊ TORCER PELA SELEÇÃO BRASILEIRA!” Eu te juro que se eu tivesse uma arma eu teria atirado nela.

Não que torcer pela seleção brasileira (de futebol) a qual ela se referiu, não seja patriotismo, mas isso é um argumento fraco, vinda de uma professora do nível que ela tem (ou deveria ter).

Eu vejo o patriotismo como uma coisa maior, um sentimento que transcende o simples ato de enviar “boas vibrações” sentado da sua poltrona. Vai de você mesmo fazer algo que seja para o bem comum da nação, que realmente seja próspero, que reflita positivamente no futuro, como tentar votar acertadamente, ou o respeito entre brasileiros dentro do próprio território, cujo preconceito para com os estados mais pobres vem ficando cada vez mais explícito. Basta dar uma olhadinha pelo twitter ou orkut.

Antes que queiram me matar, eu também torço pela seleção brasileira de futebol, mas sabe qual o problema? É que nego só torce para aqueles filhos da puta, que mais se importam com suas contas bancarias do que com a camisa a qual defendem. Que espécie de patriotismo é esse que faz um país parar na copa do mundo, sendo que ao mesmo tempo não se dá à mínima quando a seleção brasileira de vôlei, tênis, basquete, judô, hipismo, beisebol, dentre outros esportes, se esforça pra honrar nossa bandeira pelo mundo?

-Thiago Ribeiro

 

*Ao som de Brasil – Cazuza

The URI to TrackBack this entry is: https://naestradaaopordosol.wordpress.com/2010/11/03/voce-e-patriota/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 comentáriosDeixe um comentário

  1. Cara, eu não sei o que é mais indignante, se é a falta ou a sobra de patriotismo. Não sei. Bom texto o seu.

  2. Como é que essa criatura é professora!

  3. Enviar “boas vibrações” para um selecionado de futebol não é ser patriota; no máximo, é ser torcedor.


Deixe uma Resposta

