Hoje Bob Dylan não completa 70 anos

O judeu Robert Zimmerman, sim.
Mas Bob Dylan é um personagem e, ainda assim, nunca foi um só.
Ele foi o mentiroso garoto mendigo avisando sobre a chuva forte que estava prestes a cair. E caiu.
Também foi a anti-estrela do rock de tez andrógina, entupido de heroína e chamado de Judas, com uma guitarra estridente e o melhor show da história do rock.
Um cantor country de voz suave gravando canções singelas com Johnny Cash.
O recluso pai de família protegendo a intimidade de sua família com uma espingarda.
Foi capanga sem falas de Billy the Kid.
A lenda viva enchendo estádios em concertos tediosos antes da enchente.
O sujeito amargurado que escreveu três discos – e umas das melhores canções do século XX – sobre a separação com sua esposa.
Foi o líder da trupe que atravessou seu país de costa a costa, com um bando de músicos ciganos, sua esposa, sua amante, o poeta homossexual Allen Ginsberg e todo tipo de drogas ilícitas.
Foi cristão convertido após ter uma visão com Jesus em um quarto de hotel vagabundo.
Foi vítima da estagnação criativa nos terríveis anos 80.
Reinventou-se ao se dar conta daquilo que fazia dele Bob Dylan.
Com o pé na cova, enfrentou com corajosa lucidez esses tempos loucos.
Pregou “amor e roubo” e gravou o mais sarcástico disco da carreira com 60 anos.
Faz as pazes possíveis com os tempos modernos e eles seguem juntos através da vida.
Mas o mais importante: nunca confie em Bob Dylan, não importa o que ele diga.
E permaneça em cima de sua cova, até ter certeza de que ele está morto.

                    Isis                  

clique na imagem para assistir ao vídeo

Eu me casei com Isis no quinto dia de maio,
Mas eu não pude abraçá-la por muito tempo.
Então eu cortei meu cabelo e dei o fora
Para o selvagem e desconhecido país onde eu não poderia me dar mal.

Eu vim para um elevado lugar de escuridão e luz
A linha divisória cortava o centro da cidade.
Eu amarrei meu pônei em um poste à direita,
Fui a uma lavanderia lavar minhas roupas.

Um homem no canto se aproximou de mim para um acerto.
Eu soube imediatamente que ele não era um cara comum.
Ele disse, “Você está procurando por algo fácil?”
Eu disse, “Eu não tenho grana”. Ele disse, “Não é necessário”.

Naquela noite nós agüentamos até o fim o frio do norte.
Eu lhe dei meu cobertor, ele me deu sua palavra.
Eu disse, “Onde estamos indo?” ele disse que estaríamos de volta no quarto dia.
Eu disse, “essa foi a melhor notícia que eu já ouvi”.

Eu estava pensando em tortura, estava pensando em ouro,
Estava pensando em diamantes e no maior colar do mundo.
Enquanto cavalgávamos pelos canyons, pelo diabólico frio,
Eu pensava em Isis, em como ela achava que eu era muito temerário.

Como ela me disse naquele dia, encontrar-nos-íamos de novo
E as coisas seriam diferentes na próxima vez que nos casássemos,
Se eu apenas pudesse esperar e ser somente seu amigo.
Eu ainda não posso me lembrar todas as melhores coisas que ela disse.

Nós viemos para as pirâmides completamente encravadas no gelo.
Ele disse, “Há um corpo que eu estou tentando achar,
Se eu conseguir, ele trará um bom preço”.
Então eu soube o que ele tinha em mente.

O vento estava soprando e a neve era ultrajante.
Nós escavamos pela noite, nós escavamos pela madrugada.
Quando ele morreu, eu esperei que aquilo não fosse contagioso,
Mas eu decidi que tinha que prosseguir.

Eu arrombei a tumba, mas o ataúde estava vazio.
Não havia jóias nem nada, senti que eu já tivera.
Eu percebi que meu parceiro estava apenas gracejando,
Quando aceitei sua oferta eu devia estar louco.

Eu peguei seu corpo e o arrastei para dentro,
Joguei-o em um buraco e pus terra em cima.
Eu fiz uma prece rápida e me senti satisfeito.
Então cavalguei de volta para encontrar Isis e dizer que lhe amava.

Ela estava lá na campina onde o riacho costuma nascer.
Cegado pelo sono e necessitando de uma cama,
Eu vim do leste com o sol nos meus olhos.
Eu a amaldiçoei uma vez e continuei.

Ela disse, “Onde você esteve?”, eu disse, “Em nenhum lugar especial”.
Ela disse, “Você parece diferente”, eu disse, “Bem, nem tanto”.
Ela disse, “Você se foi”, eu disse, “Isso é absolutamente natural”.
Ela disse, “Você vai ficar?”, eu disse, “Sim, eu poderia”.

Isis, oh, Isis, sua criança mística.
O que me leva a você é o que me leva à loucura.
Eu ainda posso me recordar do modo como você sorriu
No quinto dia de maio sob um chuviscado leve.

(1) O cinco de maio é um feriado nacional do México (Cinco de Mayo).




The URI to TrackBack this entry is: https://naestradaaopordosol.wordpress.com/2011/05/24/hoje-bob-dylan-nao-completa-70-anos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 comentáriosDeixe um comentário

  1. muito bom
    o bixo é foda, mas eu ainda prefiro ‘ the times they are a changin’ e ‘blowin on the wind’

  2. Repetindo o q já foi dito: O bicho é foda!


Deixe uma Resposta

